Um E-Poster de investigação elaborado na Unidade de Cuidados Continuados de Média Duração e Reabilitação Basto Vida foi premiado no dia 8 de outubro, no Congresso Internacional em Cuidados Continuados.
A comunicação realizada no congresso e todo o planeamento do projeto de investigação que resultou num E-Poster foi elaborado por Andreia Leite da Silva (Psicóloga Clínica), e Luísa Pereira (Enfermeira Coordenadora e Diretora Técnica da instituição).
O projeto intitulou-se como “O Psicólogo nos Cuidados Continuados Integrados: intervenção na componente emocional e cognitiva de utentes”, tendo como objetivo analisar a evolução de utentes ao nível da componente emocional e cognitiva durante o processo de reabilitação.
Tratou-se de um estudo quantitativo, exploratório e descritivo, onde foram analisados dados compostos por uma amostra de 120 utentes admitidos na UMDR Basto Vida entre janeiro e dezembro de 2020. Todos os utentes beneficiaram de acompanhamento psicológico e ao nível emocional, observou-se uma evolução positiva no momento da alta, comparativamente com a admissão. No que diz respeito à funcionalidade cognitiva, a maior parte dos utentes manteve esta funcionalidade e os utentes com défice apresentaram melhorias no momento da alta.
Este E-Poster foi um dos 6 premiados, perante um total de 29 participações, refletindo o ótimo trabalho desenvolvido por toda a equipa multidisciplinar desta UCCI (Enfermeiros, Auxiliares, Psicóloga, Fisioterapeutas, Assistentes Sociais, Terapeuta Ocupacional, Terapeuta da Fala, Animadora Sóciocultural, Psicomotricista, Nutricionista, Médicas Internistas, Técnica de Farmácia e Farmacêutica).
Este estudo colaborou para um maior conhecimento e compreensão da intervenção do psicólogo nos cuidados continuados, pois é através de perspetivas dos profissionais que vivenciam esta realidade que se encontram novas diretrizes e se realizam estudos mais específicos.
A UCC Basto Vida iniciou a sua atividade em abril de 2018 com o propósito de assegurar um conjunto de cuidados de saúde e/ou de apoio social, promovendo a autonomia e melhorando a funcionalidade da pessoa em situação de dependência, através de um processo ativo e contínuo de reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social.
Esta unidade pretende continuar a ser uma entidade prestadora de cuidados continuados de qualidade, numa perspetiva de proximidade, e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos utentes, sendo estes o centro de toda a ação.

pt_PTPortuguese