Vinte e um grupos apresentaram-se ontem, dia 11 de novembro, ao 18º Encontro de Quadras de S. Martinho, uma iniciativa organizada pela Basto Vida e pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, com o apoio da Junta de Freguesia do Arco de Baúlhe e Vila Nune, um convívio de S. Martinho repleto de animação, onde não faltaram as castanhas assadas e o vinho novo.

Neste evento marcaram presença os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Francisco Alves e Eng. Joaquim Barreto, respetivamente, vereadores e presidentes de Juntas de Freguesia, entre outros autarcas do município e das freguesias, dirigentes da Basto Vida e público em geral.

O encontro deste ano fica, assim, marcado pela beleza das melodias, musicalidade e empenhos dos participantes.

Apesar das más condições climatéricas que se fizeram sentir no domingo, o público aderiu, aplaudindo os grupos que passaram pelo Pavilhão Desportivo do Arco de Baúlhe.

Saudando todos os participantes no Encontro de Quadras de S. Martinho, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, louvou a realização de mais uma edição deste Encontro, iniciativa que dá visibilidade às freguesias e à cultura local.

Mais de 300 cantadores/tocadores em representação das associações, coletividades e instituições do concelho de Cabeceiras de Basto subiram ao palco e interpretaram músicas e letras originais ou adaptadas alusivas à época, revivendo a tradição e estimulando a defesa do património cultural que são as cantigas populares.

O encontro teve como principal objetivo a apresentação de cantares de quadras inspiradas em São Martinho, nas suas formas mais genuínas e autênticas, proporcionando ao mesmo tempo uma jornada de convívio entre as associações/coletividades do concelho e o público em geral.

Todos os grupos participantes receberam um prémio no valor de 100 euros.

No final da tarde, realizou-se o já típico magusto com castanhas assadas, caldo verde e vinho novo para todos os presentes.

 

Categories: Noticias

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese